Antes de começar a usar o iFolder, é importante entender os seguintes recursos principais:
Normalmente, quando você trabalha em vários lugares ou em colaboração com outras pessoas, você deve gerenciar com cuidado as versões de arquivos. Com o iFolder, a versão mais recente de seus arquivos pode acompanhá-lo em qualquer computador em que você tenha instalado o cliente do iFolder e criado uma pasta do iFolder. O iFolder também permite que você compartilhe várias pastas e seu conteúdo separado com outros usuários autorizados ou Grupos LDAP. Para obter mais informações sobre o compartilhamento do iFolder, consulte Pastas iFolder compartilhadas.
O cliente do iFolder realiza o compartilhamento sincronizando arquivos em vários computadores por meio de um servidor central. Ele possibilita que você faça o seguinte:
Compartilhe arquivos através de computadores
Compartilhe arquivos com outras pessoas
Possua várias pastas iFolder
Participe de várias pastas iFolder que os outros usuários compartilham com você
Participe como proprietário ou membro de pastas iFolder em várias contas
Você trabalha com as pastas do iFolder diretamente no gerenciador de arquivos ou no browser do iFolder que faz parte do cliente. Dentro da pasta iFolder, é possível configurar qualquer estrutura de subdiretório que se adapte aos seus hábitos de trabalho pessoais ou profissionais. A estrutura de subdiretórios é constante em todos os membros das pastas iFolder.
Uma pasta do iFolder é um diretório local que compartilha e sincroniza de forma seletiva arquivos por meio de um servidor central com usuários especificados por usuário. Os arquivos do iFolder podem ser acessados por todos os membros do iFolder e podem ser mudados por aqueles com direitos suficientes. Você pode acessar suas pastas do iFolder em várias estações de trabalho e compartilhá-las com usuários ou Grupos LDAP.
Você decide quem serão os participantes em cada pasta iFolder e o nível de acesso de cada membro. De maneira semelhante, você pode participar de pastas iFolder compartilhadas pertencentes a outros usuários em seu ambiente colaborativo. Quando você compartilha uma pasta do iFolder, os usuários membros com a permissão Gravar podem modificar a estrutura do diretório, e essas mudanças se aplicam a todas as cópias do iFolder. Cada usuário pode localizar o iFolder compartilhado em seu próprio computador, caso satisfaça aos requisitos descritos na Diretrizes para a localização e o uso de pastas do iFolder.
O cliente iFolder suporta o proprietário e três níveis de acesso para membros de um iFolder:
IMPORTANTE:Os membros de um Grupo LDAP herdam os direitos de acesso definidos para esse grupo.
Proprietário: Apenas um usuário pode ser o proprietário de um iFolder. Em geral, o usuário que cria a pasta do iFolder. O usuário proprietário pode usar o cliente iFolder para transferir a propriedade para outro membro do iFolder.
O proprietário de um iFolder tem direito Controle Total. Esse usuário tem acesso Leitura/Gravação ao iFolder, gerencia participação e direitos de acesso para usuários membros e pode retirar o direito de controle total de qualquer membro.
Se um Grupo LDAP for proprietário de pastas do iFolder, todos os usuários membros desse grupo terão o direito de controle total.
Controle Total: Um membro da pasta do iFolder compartilhada, com direito de acesso Controle Total. Esse membro tem direito de acesso Leitura/Gravação ao iFolder e gerencia participação e direitos de acesso para todos os usuários, exceto o proprietário.
Leitura/Gravação: Um membro do iFolder compartilhado, com direito de acesso Leitura/Gravação aos diretórios e arquivos do iFolder. Esse membro pode modificar um arquivo, mas as mudanças locais são sincronizadas com as cópias de outros membros do iFolder.
Apenas Leitura: Um membro da pasta iFolder compartilhada, com direito de acesso Apenas leitura aos diretórios e arquivos do iFolder. Esse membro pode modificar um arquivo, mas as mudanças locais não são sincronizadas com cópias de outros membros do iFolder.
Qualquer usuário do iFolder ou Grupo LDAP pode ser proprietário de algumas pastas do iFolder e ser um membro de outras pastas. Como um usuário proprietário, você sempre tem o direito Controle Total. Como um usuário membro, o seu nível de acesso em cada iFolder compartilhado pode ser diferente, dependendo do acesso concedido a você por qualquer membro com direito Controle Total.
Quando você está conectado ao servidor, o iFolder pode sincronizar a participação e os arquivos do iFolder em segundo plano enquanto você trabalha. Quando você configura uma conta do iFolder, você pode habilitar
para que o iFolder lembre desta senha nesta máquina e quando você iniciar o iFolder novamente, ele se conecte automaticamente ao servidor e sincronize os dados sem solicitar a senha.É possível configurar o cliente do iFolder para que seja executado automaticamente toda vez que você efetuar login no ambiente de área de trabalho de seu computador. A sessão é executada em segundo plano enquanto você trabalha com arquivos nas pastas iFolder locais, rastreando e registrando todas as mudanças que você faz.
Você pode sincronizar os arquivos manualmente ou em intervalos especificados.
O iFolder também tem recursos de sincronização delta. Quando você faz alguma mudança em um arquivo do iFolder, somente deltas ou mudanças são sincronizados com o servidor. Em outras palavras, a sincronização Delta somente recupera atualizações desde a última sincronização entre o cliente do iFolder e o servidor. Isso aumenta a eficiência, pois reduz o tempo de sincronização.
A interface do usuário do Novell iFolder é muito simples e permite migrar com facilidade dados do cliente do iFolder 2.x para o iFolder 3.6 e posterior. O Assistente de Migração fornecido no cliente do iFolder ajuda você a migrar os dados existentes do iFolder 2.x para o iFolder 3.6 e posterior de maneira rápida e fácil. Para obter mais informações, consulte a Migração e upgrade do Novell iFolder.
O iFolder proporciona mais segurança aos seus arquivos confidenciais do iFolder, protegendo-os contra o acesso intencional ou não por pessoas não autorizadas. Anteriormente, a segurança dos dados não era garantida no lado do servidor; portanto, os dados eram acessíveis ao administrador ou a qualquer pessoa que tivesse acesso não autorizado ao servidor. Além disso, quando você acessa os arquivos do iFolder por meio de um provedor ISP, existe a possibilidade de um indivíduo não autorizado cruzar inadvertidamente com seus arquivos confidenciais. Agora, você pode criptografar e gravar arquivos no servidor e recuperá-los com uma frase secreta conhecida somente por você. Se você esquecer sua frase secreta, o agente de recuperação selecionado durante a criação da pasta criptografada do iFolder o ajudará a recuperar os dados.
IMPORTANTE:As pastas do iFolder criptografadas não podem ser compartilhadas.
Para obter mais informações sobre a criptografia, consulte Gerenciando frases secretas de iFolders criptografados.
O Novell iFolder fornece um upgrade simples do iFolder 3.X para o cliente do iFolder para Novell iFolder 3.6 e versões posteriores. Para obter mais informações, consulte a Fazendo upgrade do cliente do iFolder 3.x Clientes.
Com Fundir, você pode consolidar os dados do iFolder e minimizar a transferência de dados entre o cliente do iFolder e o servidor. A opção de fundir também permite que você mova uma pasta existente para uma localização diferente na máquina do cliente. Para obter mais informações, consulte a Fundindo pastas do iFolder.
O iFolder permite que você configure uma pasta padrão do iFolder ao configurar uma nova conta. Sempre que você configura uma nova conta do iFolder, ele automaticamente verifica a presença do iFolder padrão. Se você não tiver criado um pasta padrão, o iFolder solicitará que você crie uma. Se ela já existir, o cliente do iFolder solicitará que você faça o download. É possível ignorar essas duas opções. Para obter mais informações, consulte a Etapa 7 na Configurando uma conta do iFolder.
O iFolder fornece uma interface da Web avançada que permite acessar seus arquivos do iFolder em servidores remotos. Com o console de Acesso à Web, você pode usar um browser da Web para acessar seus arquivos no servidor do iFolder por meio de uma estação de trabalho sem o cliente do iFolder. A interface de Acesso à Web permite que você execute todas as operações do cliente do iFolder.
Diferentemente das versões anteriores, o iFolder 3.6 e versões posteriores permite criar, procurar, compartilhar, fazer upload e apagar pastas do iFolder por meio do console avançado de acesso à Web. Os usuários móveis também podem usar esse recurso por meio da Web.
O registro de sincronização exibe um registro da atividade de segundo plano do iFolder, como carregar e descarregar arquivos para diferentes pastas, violações de política, arquivos excluídos e arquivos não sincronizados.
Para obter mais informações, consulte Informações legais.